Aberdeen é conhecida como “a Cidade de Granito”, devido ao facto de os seus edifícios serem construídos em rocha granítica que abunda na região.
Esta cidade portuária no nordeste da Escócia, situa-se na foz dos rios Dee e Don e conta uma população aproximada de 200 mil habitantes.
No passado foi um importante porto de pesca, mas a sua popularidade aumentou quando se transformou na capital do petróleo da Europa, após a descoberta de gás natural e petróleo no Mar do Norte, na década de 1970, tornando-se num entreposto da indústria petrolífera.
Apesar de ser a terceira maior cidade escocesa, Aberdeen não vive apinhada de turistas. É uma cidade calma, mas engane-se quem pense que é monótona, pois não faltam coisas para ver e sítios para nos divertirmos.
Beber um bom pint num dos muitos pubs instalados numa das antigas igrejas que já não são utilizadas para fins religiosos, é quase um ritual sagrado, assim como visitar algumas das mais antigas destilarias de whisky do mundo que se encontram na cidade.
Se quiser molhar os pé no Mar do Norte (tomar banho é só mesmo para corajosos) ou dar um passeio à beira mar, encontra em Aberdeen uma das raras praias do Reino Unido com areias claras. Se gosta de observar golfinhos e focas pode fazê-lo perto do farol em Torry Battery praticamente ao longo de todo o ano.
Não perca também a oportunidade de passear sem pressa pela Cidade Velha, caminhando por ruas estreitas e empedradas, descobrindo os magníficos edifícios históricos de granito, até ao bairro de Old Aberdeen, onde fica o campus da universidade de Aberdeen, a Catedral de St. Machar e o Marischal College, que é um dos ícones da cidade e o segundo maior prédio de granito do mundo.
O movimentado porto de Aberdeen e o seu mercado do peixe, são imperdíveis, aqui podemos comprar ingredientes frescos e deliciarmo-nos com pratos típicos nos diversos restaurantes da zona.
A não perder
Marischal College (The City Council)
Este majestoso edifício de 1593 é considerado o segundo maior prédio de granito do mundo. Aqui encontramos a Câmara Municipal da cidade.
The Tolbooth Museum
Esta antiga prisão construído entre 1616 e 1629, funciona desde 1995 como museu municipal. É um dos edifícios prisionais mais bem preservados da Escócia. Podemos visitar as celas da prisão e várias exposições relacionadas com a polícia e a ordem pública.
Aberdeen Maritime Museum
No Museu Marítimo de Aberdeen situado perto do porto podemos visitar exposições sobre navegação e a economia petrolífera da região.
Fazem também parte do museu, uma igreja antiga e a casa de Provost John Ross, uma das casas familiares mais antigos de Aberdeen.
William Wallace Statue
Ao caminharmos pela Union Street em frente ao Majesty Theatre e ao Union Terrace Gardens, encontramos a estátua de William Wallace, herói nacional, esculpida por William Grant Stevenson em 1888.
Kirk of St. Nicholas
A primeira referência escrita a esta igreja remonta a 1157 em bula papal. Nesta época era a Igreja Matriz da cidade de Aberdeen, a Mither Kirk, a igreja-mãe da cidade.
Foi originalmente usada pela Ordem de Santa Maria da Piedade que era devota do sofrimento de Maria no momento da crucificação.
Após a Reforma, começou a ser utilizada para outros fins.
Da história desta igreja, constam duas prisões no seu interior, uma na velha torre de madeira e outra na Capela de Santa Maria.
A Capela de Santa Maria foi utilizada para prender as bruxas quando se fazia o seu julgamento na década de 1590. Ainda existe embutido na parede o 'anel das bruxas', onde se prendiam as “bruxas”.
His Majesty Theatre
Inaugurado em 1906, com projecto de Frank Matcham, é considerado um dos maiores teatros da Escócia com capacidade para 1400 espectadores.
King’s College Chapel
A belíssima capela fica na parte antiga da cidade, data de 1495. A Crown Tower é um dos ícones da cidade.
O santuário localiza-se debaixo da torre e é de uma enorme beleza, estando aberto aos visitantes de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 15h30..
Sendo uma cidade costeira com um porto muito movimentado, não podemos falar de Aberdeen sem falarmos de gaivotas.
Estas aves marinhas abundam por toda a cidade e geram muitas situações inusitadas. Por isso convêm estarmos precavidos, pois elas “deslocam-se” tanto no ar como em terra…. Quase que acabam por ser uma atração, pois é impossível ficar indiferente e não sorrir com as caricatas situações que provocam!