Um dos símbolos de Évora, a Capela dos Ossos encontra-se no interior da Igreja de São Francisco. Com a sua construção os frades pretenderam transmitir a mensagem da transitoriedade da vida, tal como se depreende do célebre aviso à entrada: "Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos".
A Revista Time elegeu-a como um dos 10 locais mais estranhos do planeta.
A Capela dos Ossos foi construída no século XVII, no local onde inicialmente era o dormitório e sala de reflexão dos frades. É formada por três naves de cerca de 18,70 m de comprimento e 11m de largura, seguindo um modelo então em voga, com a intenção de provocar pela imagem a reflexão sobre a transitoriedade da vida humana e o consequente compromisso de uma permanente vivência cristã.
Tanto as paredes como os pilares estão revestidos de alguns milhares de ossos e crânios, provenientes dos espaços de enterramento ligados ao convento. Os frescos que decoram o tecto abobadado, datados de 1810, apresentam uma variedade de símbolos ilustrados por passagens bíblicas e outros com os instrumentos da Paixão de Cristo. À saída da capela, na parede fronteira, um painel azulejar, da autoria do arquitecto Siza Vieira, contrapõe à alusão da morte o milagre da vida.
Sim, é verdade que uma capela repleta de ossos pode ser sinistra. Pode até pensar-se que é impossível que tal local exista. Mas existe! E… visitar Évora sem visitar a Capela dos Ossos não faz sentido. É uma experiência do outro mundo, que vale a pena viver e partilhar com outros.
Notas:
Horário:
1 junho / 30 setembro: 09:00 – 18:30
1 outubro / 31 maio: 9:00 – 17:00
Morada: Rua da República, 7000-650 Évora
Sem comentários:
Enviar um comentário