O pão da Mealhada é também conhecido como o pão da Bairrada. Este pequeno pão de trigo da Beira Litoral, feito antigamente por padeiras, é macio, de formato arredondado, com quatro bicos na parte superior. Os padeiros Jorge e Albino, seguem receitas ligeiramente diferentes. O primeiro utiliza farinha de trigo, 80 água, 1,5 por cento de levedura e um pouco de massa velha. Albino opta misturar à farinha de trigo, 20 por cento de centeio.
O processo de amassar dura cerca de 20 minutos e o descanso da massa entre 45 minutos e uma hora. Terminada a fermentação, tendem-se as bolinhas e, com uma tesoura, corta-se a parte superior em cruz. Podem efetuar-se vários cortes, em função do estado da massa: “Se a massa estiver bem lêveda, dá-se-lhe um corte em cruz simples, se estiver mais fresca fazem-se três cortes: um ao meio e outros dois no sentido e os outros dois no sentido contrário, para a massa rebentar. Pode-se achatar a parte exterior da bola com a mão e cortar o meio em cruz. São pequenas técnicas que estes dois padeiros usam. O objetivo é abrir a massa e tirar-lhe o gás que se criou com a fermentação, o que se consegue através do corte. Assim, o miolo fica mais compacto e com um sabor característico. Se o pão não for cortado, o sabor não será o mesmo”.
O pão da Mealhada é cozido em forno de alvenaria, a 250º C com vapor, para o pão ficar mais cristalizado e crocante, mais brilhante e com mais cor. Os cortes abrem e o pão “fica muito bonito, parece uma flor”.
O pão da Mealhada come-se tradicionalmente com leitão assado. Até há cerca de 20 anos havia padeiros que também assavam leitões no forno de alvenaria, mas isso foi proibido. Hoje em dia são os restaurantes que vendem o leitão assado, servido com o pão no prato ou em sandes. Para acompanhar, bebe-se vinho da Bairrada, um espumante tinto, outro produto emblemático da região.
Ingredientes
1Kg de farinha de trigo T65
100g de massa Velha
25g de fermento
15g de sal
0,6+ 0,1l de água
Juntar todos os ingredientes e amassar durante 20 minutos. Deixar a massa descansar durante 20 a 30 minutos. Corte peças de 100g e enrolar bem. Dispor no tabuleiro. Colocar na estufa durante 45 minutos com humidade a 80º C e calor 30º C. Depois da estufa cortar com a tesoura em cruz e levar ao forno. Cozer no forno a 240º C durante 15 minutos.
Se não tiver estufa, deixar a levedar perto do forno do fogão quente, num alguidar com uma bacia com água quente por baixo, sem o alguidar da massa tocar na água.
Fonte: https://turismodocentro.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário