É um pão de trigo com muito pouco centeio e alguma farinha de rama para ficar ligeiramente escuro: 80 por cento de farinha de trigo, 20 por cento de farinha de centeio, sal e massa velha. A massa é trabalhada durante 10 minutos e deixada a repousar cerca de 20. Depois é enrolada e colocada no tabuleiro, onde o padeiro a “baixa”, ou seja, pressiona cada um dos pães com a palma da mão, para eliminar parte do gás.
A massa do redondo cortado é mais rija que a da sêmea. Antes de entrarem no forno, os pães levam dois cortes no meio, para abrirem durante a cozedura. Os pães mais densos, como a sêmea e o redondo cortado, costumam ser os preferidos das merendas ou acompanhamentos dos pratos mais tradicionais. Já o pão branco, tipo papo-seco ou carcaça, é geralmente consumido ao pequeno almoço.
Receita
Ingredientes
900g de farinha de trigo T65
100g de farinha de Centeio T70
20 g de sal
0,7 l de água
100 g de massa velha
Misture os vários ingredientes e amasse durante 15 minutos, até ficar uma massa homogénea e lisa, deixe descansar pelo menos 30 a 45 minutos. Corte peças de 60 a 80g e enrole, bem apertado. Disponha no tabuleiro, deixe 30 minutos, com um pano por cima a levedar. Faça um corte fundo no meio do pão para abrir e leve ao forno a 250 º C. Este pão tem tendência a ganhar cor, por isso abre-se meia porta para ir secando o pão.
Fonte: https://turismodocentro.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário