terça-feira, 27 de abril de 2021

Palácio de Scone

 



O Palácio de Scone situa-se em Perth, na Escócia, e está associado à história dos grandes Reis escoceses. A cidade de Perth foi sede do trono escocês durante cinco séculos e é considerada a antiga capital do país.

Rodeado por paisagens naturais belíssimas e construído em arenito vermelho com telhado acastelado, é um clássico do estilo gótico da Era Georgiana, na Grã-Bretanha, tendo sido concluído em 1808 para os Condes de Mansfield por William Atkinson, no local onde anteriormente existiu a Abadia de Scone.

A Abadia de Scone foi saqueada e destruída pelos reformistas, e dela foi levado para Inglaterra um dos “Tesouros” mais importantes da Escócia: A Pedra do Destino.

A Abadia guardava a Stone of Scone (Pedra de Stone) Pedra do Destino, que foi usada durantes séculos na coroação dos monarcas escoceses, até ser levada pelos ingleses em 1296 para a Abadia de Westminster, onde permaneceu durante cerca de 700 anos. Depois de ter sido roubada por estudantes escoceses no dia de Natal de 1950, e de ter voltado à Abadia de Westminster, a pedra do Destino regressou definitivamente à Escócia em 1996, onde permanece na Sala da Coroa do Castelo de Edimburgo.


Quando avistamos o Palácio pensamos que a visita interior irá demorar muito tempo devido à sua dimensão, mas apenas uma pequena parte do palácio se pode ser visitado.

Da visita, podemos destacar as cortinas da cama da Queen Mary, rainha da Escócia, bordadas pela própria enquanto esteve presa em Loch Leven. Destaca-se também a mesa em que Maria Antonieta escreveu as suas cartas antes de ser decapitada, e os aposentos onde a Rainha Victoria ficou hospedada a quando da sua primeira visita ás Highlands.

Os jardins do palácio são dignos de uma visita prolongada, existem vários trilhos que podemos explorar, e no final, parar na cafetaria do palácio e deliciarmo-nos com um Scone (afinal estamos na terra deles) acompanhado por um chá!



O Palácio só abre nos meses de verão.

Fotos no interior do palácio não são permitidas.

 










Sem comentários:

Enviar um comentário