segunda-feira, 31 de maio de 2021

Cascais

 



A vila de Cascais surge aninhada entre Sintra, Oeiras e o Oceano Atlântico, espraiando-se por pequenas colinas e vales, desde a encosta da serra até ao litoral.

A origem do nome perde-se no tempo, mas prevê-se que tenha origem na palavra cascal, remetendo-nos para as conchas e detritos calcários de crustáceos que existiam nas imediações da pequena aldeia de pescadores que veio depois a dar o nome ao concelho.

Com o decorrer dos anos a baía de Cascais ganha destaque principalmente no período inicial dos Descobrimentos sendo ordenado por D. João II, em 1488, a construção de uma torre defensiva.

Mas o grande desenvolvimento turístico surge no final do séc. XIX quando o rei D. Luís I escolheu a baía de Cascais para sua residência de verão. Desde então o concelho tornou-se num lugar “chique” atraindo as famílias mais abastadas que construíram palacetes e vivendas, atraídos pelo clima ameno e pela reduzida pluviosidade.

Apesar da sua população ser superior a muitas cidades, Cascais continua a não querer ser cidades por motivos turísticos.





























Na linha de Cascais não faltam praias para desfrutar de um bom mergulho, por vezes o difícil mesmo é escolher….

















Curiosidades de Cascais:



* Cascais foi a primeira terra portuguesa a realizar uma experiência bem sucedida de iluminação eléctrica e a electrificar a tracção no seu ramal ferroviário.

* Pertence, também a Cascais a única ponte existente sobre o Oceano Atlântico: a ponte de Santa Marta.



E no final do dia, nada como saborear um delicioso petisco na companhia de um Gin..... a opção desta vez foi um simpático restaurante, que serve os melhores mexilhões que já provamos no nosso país.

Moules & Gin

















Como chegar:



Pode chegar pela estrada marginal de Lisboa ou de comboio. A viagem de comboio entre Lisboa e Cascais é feita sempre acompanhando o rio Tejo e as praias da costa do Estoril, sendo por isso uma viagem que vale a pena pela sua beleza cénica.

1 comentário:

  1. O europeu remanescente do esclavagismo pretende instalar-se como cidadão de Roma no planeta.
    .
    .
    {o europeu remanescente do esclavagismo projecta uma economia de índole esclavagista: parte do pressuposto de que existem outros com fornecedores de abundância de mão-de-obra servil}
    .
    -> Urge um movimento pan-europeu de liberdade/distância/SEPARATISMO em relação aos europeus remanescentes do esclavagismo.
    (separatismo-50-50)
    .
    .
    A MONUMENTAL HIPOCRISIA VIVE DA COBARDIA
    A monumental hipocrisia do europeu remanescente do esclavagismo (o europeu do sistema XX-XXI) vive... da cobardia Identitária em reivindicar liberdade/distância/SEPARATISMO!
    .
    Adiante, o europeu remanescente do esclavagismo, para além de projectar uma economia de índole esclavagista... não gosta de trabalhar para a sustentabilidade (em vez de trabalhar para a sustentabilidade):
    1) querem é estar na gestão na atribuição da nacionalidade;
    2) querem é estar na gestão da atribuição de vistos de trabalho.
    .
    Mais, ele procura implementar uma censura pró-neoesclavagismo:
    --- trabalhadores que protestem afirmando o óbvio [« num planeta aonde mais de 80% da riqueza está nas mãos dos mais ricos, que representam apenas 1% da população, quem deve pagar a ajuda aos povos mais pobres é a Taxa-Tobin, e não a degradação das condições de trabalho da mão-de-obra servil de outros povos »] devem ser considerados racistas... e... o seu discurso deve ser banido da internet.
    - etc.
    .
    .
    MAIS;
    O europeu remanescente do esclavagismo, mafiosamente, procura branquear o seu cidadanismo de Roma no planeta através... do branqueamento/institunacionalização do mais velho discurso de ódio da História: o ódio tiques-dos-impérios:
    1- não podem ver um povo autóctone dotado da liberdade de, no SEU espaço, prosperar ao seu ritmo;
    2- procuram pretextos para negar o Direito à Sobrevivência de outros... nomeadamente, o Direito à existência de autóctones no seu espaço.
    .
    [os boys e girls do sistema XX-XXI são da mesma laia dos hitlerianos: o problema dos hitlerianos não era identitário, mas sim, tiques-dos-impérios: não aceitavam a existência de outros...]
    .
    .
    REPUDIADORES/ELOGIADORES
    O europeu do sistema XX-XXI procura usar o nacionalista como idiota útil para todo o serviço:
    - ele, ora é repudiado...
    - ora (como o nacionalista-esclavagista foi um TRAIDOR do ideal identitário que esteve na origem da nacionalidade:''''ter o SEU espaço, prosperar ao seu ritmo'''') os europeus do sistema querem que a actuação do nacionalista-esclavagista (nomeadamente, as sabotagens sociológicas anti-intenções identitárias de indivíduos autóctones; nota: povos autóctones mais teimosos foram inclusive alvo de holocaustos massivos) seja elogiada como sendo... uma herança, um legado, universalista/multiculturalista!?!
    .
    Para o nacionalista-esclavagista (reis e nobreza incluídos, venderam-se a interesses económicos....) a nacionalidade foi... tão somente, uma oportunidade de negociatas... nomeadamente, negociatas de índole esclavagista:
    -i- o nacionalista-esclavagista (ex: construtores de caravelas) argumentava «a nossa economia necessita de abundância de mão-de-obra servil» (nomeadamente, escravos);
    -ii- o europeu do sistema-XX-XXI é mais do mesmo: ele argumenta «a nossa economia necessita de abundância de mão-de-obra servil» (nomeadamente, imigrantes)
    .
    .
    .
    SEPARATISMO NA EUROPA:
    - IDENTITÁRIOS versus CIDADÃOS DE ROMA
    .
    Identitário não sejas cobarde:
    - isto é, diz NÃO a uma economia de índole esclavagista (partir do pressuposto de que existem outros como fornecedores de abundância de mão-de-obra servil)!
    .
    -> Reivindica Liberdade/Distância/SEPARATISMO.
    .
    .
    SEPARATISMO-50-50
    Todos Diferentes, Todos Iguais... isto é: todas as Identidades Autóctones devem possuir o Direito de ter o SEU espaço no planeta -» INCLUSIVE as de rendimento demográfico mais baixo, INCLUSIVE as economicamente menos rentáveis.
    .
    obs: os 'globalization-lovers', UE-lovers, etc, que fiquem na sua... desde que respeitem os Direitos dos outros... e vice-versa.
    -» blog http://separatismo--50--50.blogspot.com/

    ResponderEliminar