Dunrobin Castle and Gardens
Depois de nos deslumbrarmos ao longo de vários dias com a beleza natural da Escócia, pensávamos que já nada nos iria surpreender… estávamos completamente enganados! As Terras Altas do Norte, encantam pelas sua costa dramática impressionante, pelas suas aldeias, castelos e tesouros de arquitetura histórica.
A norte das aldeias de Golspie e Dornoch vamos descobrir o maior Castelo das Terras Altas, sendo também uma das casas mais antigas da Grã-Bretanha continuamente habitadas. Após percorrermos uma longa estrada ladeada por grandes arvores frondosas chegamos a Dunrobin Castle and Gardens, semelhante a um chateâu francês com torres cónicas, e belos jardins que se estendem para o mar. Esta impressionante residência remonta ao início de 1300, onde moraram os Condes e, mais tarde, os Duques de Sutherland, conta com 189 quartos decorados com móveis sofisticados, pinturas, tapetes e objetos de arte.
O castelo foi usado como hospital naval durante a Primeira Guerra Mundial e como internato para meninos de 1965 a 1972.
Inicialmente neste local erguia-se uma robusta fortaleza, com paredes de cerca de dois metros de espessura e teto abobadado. A partir do século XVI sofreu profundas alterações e melhoramentos. Em 1845 Sir Charles Barry transformou a fortaleza numa casa em estilo baronial escocês.
Com origens no século XVI o estilo baronial escocês baseia-se nas características dos castelos medievais, casas-torre e os castelos franceses do Renascimento e nesta altura tornou-se muito popular entre a aristocracia, principalmente depois da construção da residência da rainha Vitória em Balmoral seguir este estilo.
Charles Barry era um dos arquitetos mais procurados da época, (autor do projeto das Casas do Parlamento em Londres) projetou Dunrobin Castle com pináculos cónicos e jardins à imagem de Versalhes ( década de 1850).
Mas infelizmente o interior de Dunrobin Castle foi destruído por um grande incêndio em 1915. A reconstrução ficou a cargo de Sir Robert Lorimer, que alterou o topo da torre principal e da torre do relógio no lado norte do edifício para o estilo renascentista escocês .
Em 1963 após a morte do 5º duque, o castelo funcionou ao longo de sete anos (1965 a 1972) como colégio interno para rapazes. Em 1973 Dunrobin Castle abriu as suas portas ao publico, e até hoje a família Sutherland continua a habitar uma parte do castelo, mantendo essa área privada sem o público a poder visitar.
A falcoaria em Dunrobin Castle
A visita ao Castelo inclui uma demonstrações de Falcoaria, a arte de caçar com aves de rapina. Com uma vertente pedagógica, ficamos a conhecer as espécies de aves que eram utilizadas para caçar na região, e as técnicas utilizadas pelos falcoeiros.
Sem comentários:
Enviar um comentário