Situada nas Terras Baixas ocidentais da Escócia, Glasgow é uma cidade portuária famosa pela sua arquitetura vitoriana e art nouveau.
A cidade possui uma vida cultural intensa, repleta de museus, salas de espetáculos e artistas de rua. A street art de Glasgow transformou a cidade dando-lhe uma nova alma, enchendo-a de cor e alegria.
Arte Urbana em Glasgow e a rota de murais
Quando pensamos na Escócia, a arte de rua não é o que nos vem de imediato à cabeça. No entanto é em Glasgow que encontramos um dos melhores lugares do mundo para ver este tipo de arte.
Quem chegamos à cidade depressa nos apercebemos da sua criatividade e do encanto que a arte urbana dá à cidade tornando-a única. Grandes murais de pintura realista cheios de cor e muita criatividade, ocupam paredes, muros e recantos, transformando espaços vazios e sem cor e belas obras de arte.
Quando ocorreram os Jogos da Commonwealth em 2014, a Câmara Municipal mandou pintar alguns dos morais existentes na cidade, pretendendo dar ao mundo a visão de uma cidade cheia de arte e cultura.
Outros surgiram pela mão de galerias de arte e artistas de arte de rua locais.
Esta expressão artística tornou-se tão famosa na cidade que todos os meses surgem novas obras pela mão de artistas como Smug, Rogue-One, Klingatron entre outros….
Antigamente a parede onde se encontra este mural era um espaço decadente, sem vida.
Sumug um artista de arte urbana da cidade, com a sua criatividade cobriu-a de vida e cor.
O mural tem representados todos os tipos de animais que se encontram nos espaços verdes e parques de Glasgow.
Este mural representa Santa Enoque e o Menino ( seu filho)
Depois de pintar o mural que representava o santo padroeiro da cidade (foto em baixo), Samug, um artista local, pinta este mural que representa Santa Enoch (ou Teneu) mãe de São Mungo amamentando-o. Mais uma vez coloca o pássaro representativo da lenda local. Uma pintura contemporânea realista que parece uma fotografia.
Fica situado na esquina entre a High Street e a George Street.
Este mural retrata a lenda de São Mungo
São Mungo é o santo padroeiro da cidade e é o tema de um dos murais mais recentes da Rota da Arte de Rua de Glasgow .
Smug um artista da cidade, pintou o santo em estilo moderno dando-lhe uma imagem contemporânea, com o pássaro da lenda local "O Pássaro que Nunca Voou". Este mural fica próximo da Catedral de Glasgow, onde o santo está sepultado.
Gallery of Modern Art (GoMA)
A Gallery of Modern Art é o maior museu de arte contemporânea de Glasgow. Localiza-se na Buchanan Street, e no seu espolio podemos encontrar muitas obras de artistas locais e internacionais.
Mas uma das maiores atrações do museu, é a estátua equestre do Duke of Wellington, que se encontra no exterior em frente do edifício, construída pelo artista italiano Carlo Marochetti. A estátua foi erguida em 1844 como uma homenagem a Arthur Wellesley, o primeiro duque de Wellington.
Esta estátua tornou-se um símbolo da cidade Glasgow, tudo devido ao icónico chapéu do duque, que na verdade é um cone de trânsito laranja.
O cone foi colocado na estátua por um grupo de pessoas depois de uma noite de copos. A policia retirou-o e na noite seguinte a estátua voltou a ostentar o seu “chapéu”, este comportamento atesta o senso de humor dos habitantes de Glasgow. Depois das sucessivas tentativas infrutíferas da policia para retirar o cone da estátua, este acabou por ficar, tornando-se um símbolo de rebeldia, alegria e boa disposição dos habitantes da cidade.
Em 2011 o Guia Lonely Planet integrou a estátua na sua lista dos “10 monumentos mais bizarros da Terra”, tornando-a ainda mais procurada pelos turistas.
Buchanan Street, Argyle Street e Sauchiehall Street
Estas ruas são as mais atrativas da cidade, devido ás suas casas históricas transformadas em lojas. São ruas pedonais que atraem milhares de pessoas que ai fazem as suas compras e desfrutam da vida na cidade.
George Square
A George Square é a praça principal e o coração de Glasgow. Deve o seu nome ao Rei Georges III, é o local mais turístico da cidade e o ponto de partida para a visitar, beber um café nas sua esplanadas ou descansar apreciando a beleza do local.
Catedral de Glasgow
Situada numa colina em East End, a catedral de Glasgow, também conhecida como a Catedral de St Mungo ou High Kirk of Glasgow é o monumento mais importante da cidade.
Esta grande catedral gótica foi construída entre os séculos XII e XIII e no seu interior podemos apreciar belos vitrais e visitar na cripta o tumulo de São Mungo, padroeiro da cidade.
A entrada é gratuita.
A Necrópole
A Necrópole é um cemitério vitoriano localizado em frente à catedral de São Mungo no topo de uma colina.
São milhares de túmulos e monumentos.
No topo da colina deslumbramo-nos com um belíssima vista da cidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário