O Cais Palafítico da Carrasqueira Comporta é um local conhecido por ser uma obra-prima arquitetónica e que promete ser uma excelente escolha para qualquer estação do ano.
Esta peça teve a sua construção marcada entre as décadas de 50 e 60, com estacas de madeira irregular, frágeis de aparência. Atualmente tem como objetivo servir de embarcadouro aos barcos de pesca que ali acostam, tendo algumas centenas de metros nos quais é possível passear.
O Cais Palafítico é um dos locais mais visitados no concelho pois permite ver as embarcações de perto e algumas aves da zona do Estuário do Sado, tudo durante o passeio no local. Caso seja do seu agrado, também é possível ver o pôr-do-sol deste cais.
6 razões para visitar o Cais Palafítico da Carrasqueira (Comporta):
1. A visita é possível em qualquer estação do ano
Existem locais que devem ser visitados em estações do ano específicas, de modo a maximizar a experiência. O Cais palafítico da Carrasqueira em Comporta não é um desses locais, já que a sua visita é permitida durante todo o ano.
Caso pretenda aproveitar a paz e serenidade do local, faça a sua visita ao amanhecer, em qualquer altura do ano, quando ainda estão poucas pessoas presentes.
2. Arquitetura antiga com utilidade atual.
O cais tem uma arquitetura antiga, construída entre as décadas de 50 e 60, com auxílio de estacas de madeira irregulares e de aparência frágil. Ainda hoje a aparência se mantém, mas o local é seguro para sua visita.
Atualmente este cais tem a finalidade de servir de embarcadouro aos barcos de pesca que acostam no local. Toda a estrutura foi construída com o objetivo de permitir o acesso fácil dos pescadores aos seus barcos e assim se mantém até aos dias de hoje.
3. Permite observar embarcações e aves do Estuário
Este cais encontrado na Carrasqueira, em Comporta, oferece experiências únicas aos seus pescadores que todas as manhãs se dirigem ao mesmo local para iniciar o seu dia. No entanto, este não se destina apenas aos pescadores, mas também a todos os que pretendam observar embarcações diversificadas e aves do Estuário.
Aliás, não é por acaso que este é um dos locais mais visitados no concelho. Experimente visitar este local ao amanhecer, veja o nascer do sol, observe as embarcações que flutuam na água e aproveite para analisar de perto as aves que completam todo o cenário relaxante.
Caso seja uma pessoa que prefira observar o pôr-do-sol, visite este cais ao final da tarde.
4. Localidade muito próxima a Tróia
Hospedar-se em Tróia é sempre uma boa solução, pois este local é seguro e acessível a determinadas regiões. Carrasqueira, por exemplo, encontra-se a 25 minutos de carro, portanto pode visitar a localidade no próprio dia com uma viagem de ida e volta.
Para chegar ao local basta seguir as indicações encontradas pelo caminho.
5. Tem tudo o que é necessário aos pescadores
O cais é um excelente local para passear e relaxar um pouco, tanto no final do dia, como no início do mesmo. Apesar de ter essa vantagem, a sua finalidade volta-se para os pescadores já que, neste local, podem encontrar tudo para exercer a sua atividade.
Com uma visita rápida irá perceber que o passadiço de madeira foi feito para que os pescadores cheguem às suas embarcações sem qualquer dificuldade. No local também existem arrecadações para que guardem os seus pertences de pesca.
6. Oferece paz e serenidade durante a visita
Finalmente a razão suprema para visitar este Cais da Carrasqueira – Comporta – é a possibilidade de relaxamento. Ao visitar o local irá perceber que o mesmo oferece um momento de paz e serenidade aos seus visitantes, seja através do ambiente marítimo ou através das aves que completam a imagem do local.
Para melhorar a sua experiência, visite este cais ao final do dia ou no início do mesmo, de acordo com a sua preferência.
Sem comentários:
Enviar um comentário