A Alcatra à Moda da Terceira é um prato típico açoriano que data do séc.XV altura em que se iniciou o povoamento da Ilha Terceira.
Acredita-se que é inspirado na chanfana, prato das Beiras, zona de Trás-os-Montes, região norte de Portugal, de onde seriam originários os primeiros habitantes da ilha.
A Alcatra deve ser preparada e cozida num alguidar de barro não vidrado. Só assim o sabor da carne ficará semelhante à versão original. Contudo, caso não seja possível utilizar este tipo de alguidar, poderá usar um tacho de barro.
INGREDIENTES
* 1,5kg de alcatra com osso;
* 100g de toucinho defumado;
* 2 colheres de sopa de banha;
* 2 cebolas grandes cortadas em meia lua;
* 1 cabeça de alho;
* 4 folhas de louro;
* 1/2 colher de chá de cravinho em grão;
* pimenta preta em grão q.b.
* 250ml de vinho branco;
* sal q.b.
PREPARAÇÃO
Corte a carne em pedaços de tamanho médio, o alho, o toucinho em fatias finas e as cebolas em meia lua.
Esfregue a carne com sal, coloque num recipiente com o vinho branco e tempere com pimenta preta e cravinho . De seguida, unte o alguidar com a banha e cubra o fundo com cebola e alho.
Coloque a carne no alguidar alternando com cebola, alho, louro e o toucinho. No final, cubra a carne com o vinho e um pouco de água. Tape o alguidar, leve ao forno e deixe cozer lentamente em fogo moderado.
Fique atento e quando a carne estiver tostada na parte de cima, retire do forno, vire os pedaços e coloque novamente no forno.
No final, quando ambos os lados estiverem tostados e o molho estiver escuro, retire do forno e sirva imediatamente, com o caldo a borbulhar.
Acompanhe com pão.
Receita retirada com adaptações do site byacores.com
Sem comentários:
Enviar um comentário