quarta-feira, 16 de junho de 2021

Adare - a vila mais bonita da Irlanda

 





Adare

As casas de pedra cobertas com telhados de palha e edifícios medievais são o cartão de visita de Adare, uma das vilas mais bonitas da Irlanda.

A melhor maneira para conhecer esta bela vila situada nas margens do Rio Maigue, é caminhando. Deixe o carro no estacionamento e parta à descoberta.

No centro da vila que é Património Nacional, encontramos as charmosas casas com telhado de palha, construídas em 1820 e que atualmente funcionam na sua maioria como lojas de artesanato e restaurantes. Ninguém resiste em fotografar esta maravilha!

Os espaços verdes que envolvem o local só por si já justificavam a visita e merecem ser explorados.

Tudo está meticulosamente cuidado e preservado.



































Abadia da Santíssima Trindade


A Igreja da Abadia da Santíssima Trindade é uma igreja paroquial católica romana no centro de Adare, embora não aja uma data certa para a sua fundação, aponta-se para que tenha sido construída entre 1230 e 1240.

Esta Abadia é o único exemplo de uma igreja da ordem trinitária na Irlanda, dissolvida em 1560.

Em 1810 a igreja estava em ruínas, mandada restaurar pelo o 2º conde de Dunraven que a entregou à igreja católica.

Desde 1884 o edifício não sofreu grandes alterações estruturais.

Infelizmente na nossa visita a Adare, o dia já ia longo e a Abadia já estava fechada. Não foi possível visitar o seu interior e apreciar os bonitos vitrais. Fica para uma próxima oportunidade.












Castelo de Desmond

Um dos exemplos mais interessantes da arquitetura feudal da Irlanda encontra-se em Adare, e é outro ponto alto da nossa visita, falamos de Desmond Castle às vezes chamado de Adare Castle.


O Castelo de Desmond foi mandado construir no século XII por William de Burgo nas margens do rio Maigue. No século XIII passou para a posse dos Condes de Kildare, e mais tarde em 1536 para os Fitzgeralds, Condes de Desmond.


Durante o reinado da Rainha Elizabeth, James Fitzmaurice FitzGerald liderou uma rebelião contra os ingleses que ocuparam o sul da Irlanda, mas após um cerco sangrento acabou por perder o castelo, passando este para a posse dos ingleses.

Em 1657 o castelo acabou por ser destruído pelas forças parlamentares após Oliver Cromwell invadir a Irlanda.

As ruínas do Castelo de Desmond têm visitas guiadas durante os meses de verão, no The Heritage Centre na vila de Adare pode fazer a marcação da visita, tendo incluído o transporte do centro da vila até ao castelo.








Abadia de São Nicolau


A Abadia de São Nicolau foi construída em 1315 como uma abadia agostiniana por John Fitzthomas Fitzgerald, o primeiro conde de Kildare.

Originalmente esta abadia era um mosteiro que pertencia à ordem agostiniana. Os frades que viveram no mosteiro ao longo de 200 anos eram chamados de Frades Negros devido à cor dos seus hábitos que eram pretos, este facto fez com que a Abadia também fosse chamada de Abadia Negra.

Na década de 1530 a Abadia Agostiniana não sobreviveu à fúria de Henrique VIII da Inglaterra que destruiu todos os mosteiros que conseguiu na Irlanda, na Inglaterra, e no País de Gales.

Devido ao que resta dos edifícios do mosteiro, podemos afirmar que a comunidade de frades negros era bastante grande. Ainda podemos visitar o que resta dos edifícios originais, dos quais uma parte da igreja, o salão onde os monges comiam e o refeitório.

Em 1807 uma pequena congregação da Igreja da Irlanda, formada principalmente por refugiados palatinos da Alemanha, que vieram para Adare em 1708, tomou conta da igreja com vista à sua restauração. Ainda hoje São Nicolau é adorado pelos descendentes desta congregação.

Da antiga igreja paroquial resta uma porta de carvalho que foi colocada entre a capela-mor e a sacristia.

Durante muitos anos a St. Nicholas National School , fundada em 1814 por Lady Caroline Dunraven, esteve instalada no antigo refeitório. No entanto um novo edifício foi construído em 2007. Em 2014 a escola completou 200 anos.















Adare situa-se a apenas 20 minutos de Limerick,  são cerca de 16 quilómetros pela estrada N21. 

Sem comentários:

Enviar um comentário