As Cinque Terre da Costa Ligúrica da Itália foram classificadas património Mundial pela Unesco, tendo uma paisagem de qualidade cénica excepcional.
A verdade é que as Cinque Terre têm um charme irresistível e é impossível ficarmos indiferentes ao seu encanto.
Isso tem feito com que o turismo invada de forma massiva a região, retirando-lhe a magia de outrora.
A primeira vez que visitei as Cinque Terre, a ligação entre as cidades ainda era feita por velhos comboios, podíamos passear sem pressa, apreciando a beleza de cada cidade, falava-mos com os habitantes e conhecíamos as suas histórias.
Hoje quase que se torna um pesadelo tentar percorrer as ruas estreitas e escarpadas com um aglomerado de turistas que chega aos milhares à região.
A melhor hora para se conseguir desfrutar de tudo o que as Cinque Terre têm para nos oferecer é mesmo ao fim do dia, quando as centenas de turistas partem rumo a outras cidades....
As cinco cidades
As cidades de ocidente a oriente sõ: Monterosso al Mare, vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore.
Todas são diferentes, e além da designação da UNESCO, toda a região ao longo desta costa é um parque nacional.
11 km é a distancia que levamos a percorrer de uma ponta a outra as cinco localidades. Muitos são os trilhos que devido a derrocadas estão encerrados, por isso já não se pode fazer a ligação a pé entre as cidades de forma segura como antigamente.
Há comboios regulares entre Génova, no ocidente e La Spezia no oriente, com paragem nas cinco cidades.
É necessário ter um passe que lhe permite circular pelo parque nacional da Cinque Terre.
Não se esqueça de levar protector solar, fato de banho para poder mergulhar nas águas mornas da região e sapatos confortáveis para poder caminhar pelas ruas íngremes.
Luísa Batalha
Sem comentários:
Enviar um comentário