quarta-feira, 23 de junho de 2021

Derry - Irlanda do Norte

 



Derry ou Londonderry é uma cidade da Irlanda do Norte, no Reino Unido. A cidade que deve seu nome à palavra inglesa – Daire – ou bosque de carvalhos.

A sua população é na maioria católica, o que levou a cidade ao longo dos anos a ser palco de confrontos entre católicos e protestantes desta região que continua sob administração do Reino Unido.

Hoje Derry é um símbolo da nova paz que se respira no Ulster, após anos de conflito.





Anos de conflito

Em 1969, os bairros nas cidades da Irlanda do Norte de maioria católica autoproclamaram a sua autonomia, foram construídas barricadas para impedir a entrada da polícia nestas zonas da cidade que ficaram conhecidas como as “No Go Areas”, destas zonas interditas à autoridade britânica a que mais se destacou foi a “Free Derry”. Dois anos mais tarde 1971, o exercito britânico volta a fazer uma ofensiva contra a comunidade católica da cidade de Derry, e 342 militantes do IRA são detidos e voltam-se a erguer barricadas até que no dia 30 de Janeiro de 1972 o exército britânico disparou sobre manifestantes pacíficos.






Bloody Sunday (Domingo Sangrento) 


Derry foi palco de uma manifestação pacífica organizada pela Associação dos Direitos Civis da Irlanda do Norte que se transformou num dos maiores massacres da Europa, conhecido mundialmente como "Bloody Sunday".

No dia 30 de Janeiro de 1972 milhares de manifestantes – católicos republicanos e nacionalistas, habitantes do gueto de Derry participam numa marcha pacífica pela democracia, contra a discriminação de que eram alvo por parte das autoridades de Londres e dos seus representantes locais (protestantes), contra a repressão da polícia norte-irlandesa, fanaticamente unionista.

Sem qualquer motivo o exército britânico disparou sobre os manifestantes ferindo 26 pessoas e matando 14 das quais 6 eram menores de idade. Todos estavam desarmados e alguns foram alvejados pelas costas. A ultima vitima do massacre veio a falecer no hospital um tempo depois não resistindo aos ferimentos.

A praça Free Derry Corner é o cenário dantesco do banho de sangue que enluta a Irlanda e envergonha o Reino Unido.

Este incidente acabou por fortalecer ainda mais o Exército Republicano Irlandês (IRA),

Presidido por Lord Saville de Newdigate realizou-se em 1998 o Inquérito Saville para apurar os acontecimentos daquele Domingo Sangrento. O Relatório foi apresentado em 2010, demonstrando a culpa dos soldados e autoridades do Reino Unido.

Em consequência dos factos apurados, o Primeiro Ministro do Reino Unido, David Cameron apresentou desculpas às famílias das vítimas.

A música “Sunday Blood Sunday” do U2 retrata os acontecimentos deste dia....
































As muralhas de Derry

Derry é a única cidade da Irlanda que preservou as suas muralhas medievais e que circulam completamente o centro histórico. Com cerca de 1,5 km, podem ser percorridas a pé, proporcionando vistas magnificas sobre a cidade.

Entramos pelo Bishopsgate que é um dos quatro portões originais com um arco triunfal que remonta a 1789.

Percorremos as muralhas para ver a Saint Columb’s Cathedral (catedral) e o Church Bastion os seus impressionantes 22 canhões dos séculos XVI, XVII e XVIII e vista sobre a cidade.

Ao longo das muralhas vários painéis identificativos contam a história da cidade ao longo dos anos.






























St. Columb’s Cathedral


É a primeira catedral protestante construída em solo britânico depois da Reforma.


















Sem comentários:

Enviar um comentário