Nas Highlands ( as Terras Altas) da escócia, encontramos as mais belas atrações naturais do Reino Unido, lagos, fiordes e montanhas com picos nevados, cascatas e muito mais… No nosso blogue pode encontrar vários posts sobre os monumentos das terras altas, neste falamos de natureza…. Se ainda não visitou, não perca a oportunidade de conhecer as Highlands!
Bealach na Bà
Bealach na Bà é considerada por muitos o Santo Graal das escaladas britânicas. A estrada é muito perigosa devido ao facto de ser muito estreita com uma única via e transito nos dois sentidos, com curvas e declives acentuados e bloqueios de lugares para passagem.
Não é indicada a pilotos inexperientes que não tenham muito à vontade em conduzir de marcha-atrás, ou a grandes veículos e caravanas. A estrada é tão estreita que existem vários 'lugares de passagem', ou seja, são lugares para parar quando um veículo vem na direção oposta. Não se deve circular nesta estrada à noite devido à má visibilidade!
A construção de Bealach-na-ba remonta a 1822, originalmente com o piso em cascalho, ficava bloqueada durante o inverno devido ao facto de não se conseguir limpar. Em 1950 foi asfaltada. No entanto ainda hoje continua a ser encerrada quando neva mais para se proceder à sua limpeza.
O seu nome vem do gaélico escocês, Bealach nam Bò, que significa 'passagem do gado', pois era usada para transferir o gado de Applecross e arredores para outras partes das Terras Altas. Até ao final do século XX era a única estrada que ligava Applecross ao resto do país.
A subida
Prepare-se para uma subida de 626 metros acima do nível do mar ao longo de cerca de 8 km. Partimos do Loch Kishorn, ao nível do mar e vamos subindo gradualmente... sinceramente tenho pena de quem vai a conduzir, a concentração na condução não permite apreciar a beleza da paisagem (aqui deixo o meu obrigada ao meu marido que se sacrificou para que pudéssemos apreciar a vista).
As melhores vistas
Em direcção a sudoeste cruzando o Russel Burn. Em direção ao sul obtemos vistas absolutamente deslumbrantes do Loch Kishorn em direção a Plockton. Siga para oeste e rume em direcção ao topo. Para quem tem vertigens não convém mesmo conduzir nesta ultima etapa….as curvas fechadas são de tirar o fôlego e dão a impressão que vamos mergulhar no precipício. Os declives neste trecho são de 20%. No total percorremos cerca de 18 km.
A chegada ao topo da Bealach na Ba
Aqui existe um estacionamento para podermos parar o carro (finalmente o condutor pode apreciar a vista).
Deslumbrante!... Uma das paisagens mais bonitas das Highlands!
Em dias com nebulosidade é mais difícil a visão, mas com bom tempo será um local que nunca irá esquecer.
Miradouro da Bealach na Ba |
Glencoe o vale encantado
No coração das Highlands vamos encontrar a região do Vale Glencoe considerado uma das mais belas regiões da escócia.
Este dramático vale é trilhado pela estrada panorâmica A82, e é formado por um antigo vulcão. Ao longo dos anos os rochedos foram sendo esculpidos pelo vento, pelo gelo e pela água, tornando esta paisagem espetacular. Aqui tudo é mágico.
O Vale Glencoe serviu de cenário para várias cenas de Outlander, quem viu a série reconhece as paisagens.
Nas margens do Lago Shiel encontramos o Monumento Glenfinnan, que foi construído em homenagem aos que lutaram pelas causas Jacobitas na Escócia.
Antecedendo a Batalha de Culloden, o exército jacobita com 1500 homens reuniu-se neste local e daqui marchou em direção a Culloden onde viriam a ser derrotados. O monumento foi erguido no exato local de onde partiram.
Com a derrota dos Jacobitas em abril de 1746, o governo inglês colocou um fim ao sistema de clãs nas Terras Altas e o uso de Kilts ficou proibido.
Por isso no topo do monumento foi colocado um solitário highlander usando Kilt.
Viaduto de Glenfinnan
Seguindo viagem em direcção a Fort William acompanhamos durante algum tempo os carris do famoso comboio a vapor The Jacobite, que passa pelo viaduto de Glenfinnan.
Este viaduto ganhou fama mundial devido ao filme do Harry Potter, no entanto é um dos locais históricos mais importantes da Escócia, neste local aconteceram muitas guerras entre os clãs do norte e sul do país, durante séculos.
Sem comentários:
Enviar um comentário